Previsão do Dia das Mães 2024: Expectativas de Aumento nas Vendas e Ticket Médio

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O Dia das Mães 2024, celebrado em 12 de maio, promete superar as expectativas de vendas e ticket médio em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Méliuz. Espera-se um aumento significativo, com um gasto médio previsto 45% acima da média do ano anterior.

Tendência de Crescimento do E-commerce e Antecipação de Compras

Uma das tendências marcantes para o Dia das Mães 2024 é o crescimento do e-commerce. O estudo revela que 77% dos entrevistados planejam adquirir presentes através de lojas online, representando um aumento de 32% em comparação com 2023. Esse cenário é impulsionado, em parte, pela antecipação das compras pelos consumidores, sendo que 58,5% já planejam realizar suas compras na semana que antecede a data comemorativa, um aumento de 14,7% em relação ao ano anterior.

Preferência por Categorias de Produtos e Impacto da Inflação no Dia das Mães 2024

Segundo o Méliuz, as categorias mais desejadas para presentear neste Dia das Mães 2024 são perfumes e cosméticos (46,8%), acessórios e calçados (38,9%) e roupas (36,1%). Essas categorias também são as mais afetadas pela inflação, o que contribui para o aumento do ticket médio nas compras.

Comportamento do Consumidor e Fatores de Decisão de Compra

A pesquisa revela que 73,6% dos entrevistados planejam gastar mais de R$ 100 durante o período, enquanto 50,7% desejam manter os gastos na mesma faixa do último Dia das Mães. Além do preço, outros fatores influenciam a decisão de compra, como:

Cashback – 33,5%; Frete grátis – 20,4%; Cupons de desconto – 17,5%.

Preferência de Pagamento e Estratégias do E-commerce

A maioria dos entrevistados (77,4%) prefere pagar suas compras com cartão de crédito. Malu Tolentino, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Méliuz, destaca que benefícios como melhor preço, cashback e cupons de desconto são vantagens significativas do e-commerce para os consumidores. Para acompanhar essa tendência, o comércio eletrônico lança mão de estratégias como campanhas de “esquenta”, impulsionando as vendas semanas antes da data comemorativa.

A pesquisa, realizada pelo Méliuz, contou com a participação de 600 usuários da plataforma, com uma margem de erro de 4%.