O Futuro dos Aplicativos Móveis no Brasil: Tendências e Projeções para 2024

aplicativos aplicativos

Junte-se à Maior Comunidade de
E-commerce do Brasil Gratuitamente!

Para continuar lendo este conteúdo gratuito, por favor preencha o formulário abaixo:

Nós coletamos seu nome, email e telefone para personalizar seu acesso a este conteúdo. Seus dados serão armazenados de forma segura e não serão compartilhados com terceiros. Podemos enviar emails informativos sobre os conteúdos.

O tempo que os usuários brasileiros dedicam aos aplicativos móveis está em constante ascensão. Para o ano de 2024, a previsão é que o tempo médio diário aumente para 3 horas e 40 minutos. Apesar desse aumento, é importante notar que a taxa de crescimento está desacelerando. Em 2021, o crescimento foi de 8,1%, enquanto para 2025, espera-se apenas 2,2%.

Categorias em Destaque: O Crescimento Exponencial dos apps de Supermercados

Entre todas as categorias de aplicativos para smartphones, os aplicativos de compras de supermercado se destacam com um crescimento previsto de 5,3% até 2024, alcançando 46,7 milhões de usuários. Outras categorias em ascensão incluem saúde e fitness, relacionamentos e esportes, com crescimentos variando de 2,8% a 3,5%.

Evolução do Número de Aplicativos Utilizados por Usuário

Contrariando a crescente utilização de apps, a quantidade de apps utilizados por usuário está em declínio no Brasil. Em 2024, espera-se que o usuário médio tenha 18,3 apps instalados, uma queda de 1% em relação ao ano anterior. Isso sugere uma tendência de seleção mais criteriosa por parte dos usuários, que optam por aplicativos que consolidam funcionalidades e oferecem uma experiência mais completa.

Investimento Publicitário: Movendo-se dos Navegadores para os Aplicativos

Uma mudança significativa está ocorrendo nos investimentos publicitários, com uma migração dos navegadores para dentro dos apps. Em 2024, estima-se que 81,9% do total do investimento publicitário móvel será direcionado para publicidade in-app.

Publicidade para Instalação de Aplicativos: Projeções e Recuperação do Mercado

Após uma queda em 2023, o investimento em publicidade para instalação de apps mobile está se recuperando em 2024, com um crescimento previsto de 15,1%, atingindo US$ 24,58 bilhões. As principais beneficiárias desse crescimento são as gigantes Apple, Google e Meta, que devem capturar quase 60% do total de receita de publicidade in-app. No entanto, há um grande potencial de crescimento para empresas fora desse trio, que devem gerar US$ 9,86 bilhões em receita com publicidade para instalação de aplicativos em 2024.