Dia dos Namorados 2024: Estratégias para Impulsionar Vendas no Varejo

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No início de junho, o Dia dos Namorados chega movimentando as vendas tanto no varejo físico quanto digital. Segundo dados da ABComm, a expectativa de faturamento é de R$ 7,5 bilhões, um aumento de 3% em comparação a 2023, que registrou R$ 7,24 bilhões.

Oportunidades de Vendas e Promoções

Planejamento e Logística

Conhecido também como Dia de São Valentim, essa data traz oportunidades de vendas, novas promoções e a construção de relacionamentos duradouros com os clientes. É essencial garantir que os produtos sejam entregues de forma íntegra e com qualidade. Além disso, as marcas devem planejar a logística para assegurar que as entregas sejam feitas no tempo correto e antes das comemorações.

Em 2023, os consumidores gastaram em média R$ 469,83. Para 2024, há uma previsão de leve queda nos gastos, com um ticket médio estimado em R$ 468,47, conforme dados da ABComm. Contudo, o número de pedidos deve crescer, atingindo 16 milhões, um aumento de 5% em relação a 2023.

Estratégias de Vendas para o Dia dos Namorados

Fortalecimento do Relacionamento com o Cliente

Para além dos dados e expectativas, as marcas devem investir em estratégias de vendas e planejamento. Houve um aumento significativo nas compras de última hora em 2023, o que impulsionou os canais de delivery; esse comportamento foi provavelmente influenciado pelo fato de que a data caiu numa segunda-feira, afetando a dinâmica das compras.

Ações Promocionais e Fidelização

Empresas devem investir no fortalecimento do relacionamento com o cliente através de promoções exclusivas e ações de fidelização, como combos ou pacotes específicos para a data. Uma estratégia interessante é se diferenciar evitando o investimento em marketing de massa, que está muito caro. O principal é estar preparado para atender o cliente em todos os canais.

Detalhes Essenciais para o Sucesso no E-commerce

No universo do e-commerce, alguns detalhes são essenciais para o sucesso das vendas:

  • Segmentação do público-alvo;
  • Campanhas de comunicação prévias;
  • Comunicação personalizada;
  • Promoções exclusivas;
  • Navegação simples e clara na loja online;
  • Diferentes métodos de pagamento;
  • Checkout transparente.

Tendências e Categorias Populares

Intenção de Compra

Aproximadamente 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear alguém no Dia dos Namorados, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As categorias mais populares em 2023 foram: celulares e smartphones (+29%), bolsas e mochilas (+21%), entretenimento (+13%), e mídia (+9%).

O negócio necessita de preparação para entregas rápidas e trabalho no relacionamento com o cliente. O Dia dos Namorados é uma data muito importante, pois é a última data forte do primeiro semestre para os varejistas.