Amazon Investe em Tecnologias para Otimizar Seus Centros de Distribuição em 2024

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, está mais uma vez liderando o caminho em automação avançada em seus centros de distribuição. A empresa revelou que está testando duas inovações tecnológicas que prometem aumentar a eficiência de suas operações logísticas.
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A gigante do comércio eletrônico, Amazon, está mais uma vez liderando o caminho em automação avançada em seus centros de distribuição. A empresa revelou que está testando duas inovações tecnológicas que prometem aumentar a eficiência de suas operações logísticas.

Digit, o Robô Humanoide da Amazon:

A Amazon apresentou ao mundo o “Digit,” um robô humanoide desenvolvido pela Agility Robotics. Este robô bípede é capaz de se mover com destreza, agachar-se, dobrar-se e até mesmo agarrar objetos, utilizando ganchos que imitam as mãos humanas. Inicialmente, o Digit será empregado para auxiliar os funcionários na tarefa de reunir caixas vazias. A Amazon já havia investido na Agility Robotics no ano anterior, evidenciando seu compromisso com a automação de ponta.

A Amazon, atualmente o segundo maior empregador nos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Walmart, tem utilizado robôs em seus centros de distribuição por mais de uma década. Inicialmente, eles eram responsáveis por transportar produtos até os funcionários. Agora, com a chegada do Digit, alguns desses funcionários podem ser substituídos, marcando um avanço significativo em direção à automação total.

A evolução do sistema começa com funcionários humanos colocando itens no estoque em prateleiras, mas está em transição para armazenagem em contêineres. Isso possibilita que braços robóticos e outras tecnologias automatizadas classifiquem e coletem itens com maior eficiência, o que resulta em um processo mais rápido.

Sequoia:

Além do Digit, a Amazon está testando outra tecnologia chamada “Sequoia,” que visa identificar e classificar os produtos em caixas para os funcionários. Estes, por sua vez, selecionam os itens encomendados pelos clientes. Para otimizar ainda mais o processo, os produtos são consolidados em contêineres através do uso de um braço robótico chamado “Sparrow,” que a Amazon introduziu no ano passado. O sistema já está operando em um centro de distribuição em Houston, Texas.

A Amazon, conhecida por seu compromisso com a velocidade de entrega, afirma que o sistema Sequoia é capaz de reduzir em até 25% o tempo de processamento de um pedido. Além disso, essa transformação tornará os centros de distribuição mais semelhantes a linhas de montagem, em contraste com o modelo tradicional em que os funcionários precisam buscar e retirar os itens das prateleiras.

A empresa tem recebido críticas em relação às taxas de lesões em seus centros de distribuição, que excedem a média do setor. Para mitigar esse problema, a Amazon pretende utilizar a automação para liberar os funcionários de tarefas repetitivas que podem levar a lesões, demonstrando seu compromisso em melhorar as condições de trabalho.

Entregas por Drone:

Além das inovações em centros de distribuição, a Amazon também está expandindo sua iniciativa de entregas por drone. Inicialmente testada em College Station, Texas, agora a empresa planeja iniciar a entrega de medicamentos prescritos por meio de drones no Reino Unido e na Itália até o final de 2024.

A entrega de medicamentos emergiu como uma das aplicações mais promissoras para as entregas por drone. Empresas como Wing, da Alphabet, United Parcel Service e a startup Zipline já se envolveram em programas de teste para a entrega de produtos médicos através de veículos não tripulados.

A Amazon, que anunciou seu programa de drones em 2013, enfrentou desafios técnicos e preocupações de segurança ao longo dos anos. No entanto, a empresa agora está determinada a oferecer entregas de medicamentos em menos de uma hora. Ela recebeu uma licença para operar uma farmácia perto de seu local de testes em College Station, Texas, marcando um passo significativo em direção à integração dos drones em sua rede de entregas no mesmo dia.